Descarbonização da Indústria – Novo concurso

2022/11/22 in Incentivos

A descarbonização da indústria é um tema bastante debatido na atualidade e fundamental para alcançar os objetivos da neutralidade carbónica, referidos no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e no Plano Nacional Energia e Clima 2030, bem como para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Torna-se então fundamental que as empresas aproveitem as oportunidades de apoio disponíveis para financiar os seus projetos de investimento que visam, por sua vez, dar resposta aos desafios que surgem neste âmbito.

O ponto relevante e diferenciador do novo concurso, relativamente ao anterior, é a opção de apresentação de candidatura num modelo de projeto simplificado. É importante referir que este apoio estará aberto até 31 de janeiro do próximo ano ou até que se esgote a dotação orçamental, sendo que os projetos terão o apoio máximo de 200 000 € por empresa única, durante um período de 3 anos e contam com prazo de resposta de 10 dias úteis.

“A taxa de apoio destes projetos irá até aos 55%, com majorações de 10% para as médias e de 20% para as pequenas empresas. Estas majorações poderão ainda ser acrescidas em função da região de localização do investimento – estabelecimento alvo de investimento.”.

O investimento associado a esta Componente contribui em 100% para a meta climática do PRR, pelo que os projetos têm de estar enquadrados, pelo menos, num dos seguintes domínios de intervenção:

  • “024ter - Eficiência energética e projetos de demonstração nas PME ou grandes empresas e medidas de apoio que cumprem os critérios de eficiência energética”;
  • “022 - Processos de investigação e de inovação, transferência de tecnologias e cooperação entre empresas, incidindo na economia hipocarbónica, na resiliência e na adaptação às alterações climáticas”;
  • “029 - Energia renovável: solar”;
  • “032 - Outras energias renováveis (incluindo a energia geotérmica)”;
  • “033 - Sistemas energéticos inteligentes (incluindo as redes inteligentes e sistemas de TIC) e respetivo armazenamento”.

Os investimentos a realizar pelo setor industrial devem ainda englobar, designadamente, uma das seguintes tipologias:

  • Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria;
  • Adoção de medidas de eficiência energética na indústria;
  • Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

Esta componente (Componente 11 - Descarbonização da Indústria para os objetivos gerais do PRR) contribui diretamente para dois dos pilares do PRR:

  1. Transição ecológica;
  2. Transformação digital.

Será realizada a apresentação de candidatura através de formulário eletrónico, sendo que está prevista a sua disponibilização até ao dia 2 de dezembro de 2022 no respetivo site do IAPMEI.

Não perca mais tempo e consulte estas e outras oportunidades de financiamento, junto de um dos nossos consultores!

E-mail: geral@shift-up.pt

Tel: 22 208 35 09

Voltar ao topo

Voltar ao topo