Eficiência energética em edifícios de serviços
2022/03/08 in Incentivos
Quer melhorar a pegada carbónica do seu edifício? Usufruir de um maior nível de conforto e bem-estar? A solução pode estar mais perto do que imagina…
No âmbito da componente C13 – Eficiência Energética em Edifícios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abriu um novo concurso para os proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado. Os beneficiários deverão exercer atividade comercial nesse mesmo edifício, estando incluídas as entidades que atuam na área do turismo e as entidades da Economia Social.
Este concurso surge no âmbito da dimensão Transição Climática do PRR que visa contribuir para o compromisso e contributo de Portugal para as metas climáticas que permitirão o alcance da neutralidade carbónica até 2050. Neste programa especificamente perpetiva-se o fomento da eficiência energética e de outros recursos e, que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços.
Em termos quantitativos, pretende-se que os projetos apoiados conduzam em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados, sendo este o limiar mínimo a assegurar para os Grandes Edifícios de Comércio e Serviços (GES), e contribuir para a redução em 20% do consumo de água de abastecimento nesses edifícios.
Os apoios abrangem diferentes tipologias de intervenção, desde:
- Envolvente opaca e envidraçada;
- Intervenção em sistemas técnicos;
- Produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo;
- Eficiência Hídrica;
- Ações Imateriais.
As despesas elegíveis deverão estar articuladas e respeitar os requisitos específicos para cada uma das tipologias de intervenção, sendo possível incluir faturas e/ou pagamentos com data posterior a 1 de fevereiro de 2021.
A taxa de comparticipação é de 70%, até ao limite máximo de 200.000€, mas as boas notícias não ficam por aqui. Estamos a falar de um incentivo a fundo perdido!
As candidaturas estão abertas até 31 de maio de 2022, mas fique atento! O concurso pode ser encerrado antecipadamente, se esgotada a dotação disponível de 20 milhões de euros.
Prepare já a sua candidatura e não deixe escapar mais esta oportunidade.
E-mail: geral@shift-up.pt
Tel: 22 208 35 09