Programa de Recapitalização Estratégica – Prorrogação da Janela A
2023/01/10 in Incentivos
O período de acesso à Janela A do Programa de Recapitalização Estratégica, operacionalizado pelo Banco Português do Fomento através do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), foi prorrogado por 6 meses, estendendo-se até 30/06/2023.
Recorda-se que este Programa dispõe de uma dotação financeira até 400 milhões de euros, cujo principal objetivo é estimular o crescimento sustentável de longo prazo da economia e, ao mesmo tempo, reduzir o défice estrutural de capitalização do tecido empresarial português.
Serão portanto implementados instrumentos para reforçar a tesouraria, facilitar acesso a financiamento e fomentar investimento das empresas, relançando a economia no contexto pós crise pandémica.
O Aviso de Abertura de Concurso foi republicado em 29 de dezembro de 2022 para possibilitar a elegibilidade de investimentos realizados até 30/06/2023 na Janela A do Programa, a qual ainda não registava à data qualquer compromisso assumido.
A Janela A do Programa de Recapitalização Estratégica compreende dois tipos de instrumentos financeiros:
- Instrumentos de capital, incluindo ações ordinárias ou preferenciais, até um limite de participação de 50% do capital social ou dos direitos de voto da empresa;
- Instrumentos de quase-capital, incluindo obrigações convertíveis ou outros instrumentos híbridos, tais como empréstimos participativos, que geram uma rentabilidade anual mínima de 2% para maturidades até 5 anos e de 3% para maturidades superiores.
O Financiamento direto ao beneficiário, num montante máximo de 10 milhões de euros por um período de 10 anos, é disponibilizado em condições de mercado, assentando numa parceria entre o FdCR e privados, como fundos de capital de risco, business angels e instituições de crédito. O investimento do FdCR é obrigatoriamente acompanhado por um coinvestidor privado, que aporte um montante mínimo de 30% da ronda de investimento, partilhando-se riscos e benefícios.
Adicionalmente, durante a negociação deverá ser acordado um mecanismo de saída credível para o FdCR, sendo avaliados pontos como a recompra pela equipa de gestão, os prazos dessa recompra e os seus preços, tendo por base o alcance de uma determinada Taxa Interna de Rentabilidade (TIR).
Se a sua empresa desenvolve a sua atividade em território nacional e se foi afetada pelo impacto da doença COVID-19, a participação neste programa poderá ser indicada para si!
Para isso, é necessária a apresentação de um Plano de Negócios e Financeiro adequado às condições macroeconómicas atuais, que sustentem a viabilidade operacional e financeira da empresa no médio/ longo prazo após a realização do investimento.
Os consultores da Shift-Up têm vasta experiência neste domínio e poderão guiá-lo em todo o processo, inclusive na elaboração do Plano de Negócios e o Plano Financeiro necessários à participação no concurso aqui abordado.
Não perca mais tempo e consulte as suas oportunidades de financiamento, junto de um dos nossos consultores!
E-mail: geral@shift-up.pt
Tel: 22 208 35 09