Subida das Taxas de Juro provoca instabilidade no Sistema Financeiro Internacional

2023/03/21 in Incentivos

A subida drástica da taxa de inflação, provocada pela alocação ineficiente de capitais no contexto da pandemia, pela guerra na Ucrânia e por extensas políticas monetárias expansionistas, vem assolando as principais economias mundiais desde 2021. A inflação tem depauperado os rendimentos das empresas e das famílias, obrigando os decisores de política a tomar uma atitude enérgica para atenuar a crise.

A Reserva Federal Norte-Americana foi a primeira instituição a reagir à nova conjuntura, tendo escalado a taxa diretora para financiamento overnight em 0,75 pontos base por quatro ocasiões em 2022. A taxa efetiva para refinanciamento de instituições bancárias nos Estados Unidos da América situa-se hoje em cerca de 4,60%, contra valores próximos de 0% no período entre 2020 e 2022.

Também o Banco Central Europeu optou por reduzir significativamente a base monetária. A taxa de facilidade permanente, que atravessou terreno negativo entre 2014 e 2019, foi revista em 16 de março de 2023 para 3,00%, enquanto a refi ascende agora a 3,50%.

A apreciação das taxas de juro tem revelado sucesso moderado no controlo da espiral inflacionária, mas atinge também a atividade económica, deteriorando em particular a prestação dos empréstimos e fragilizando a posição dos investidores.

A pressão acrescida sobre o setor do crédito foi evidenciada pela recente falência do Silicon Valley Bank.

Esta instituição bancária, que apresentava um Ativo estimado em 211 mil milhões de Dólares, foi vítima do pânico instigado pela enorme exposição que o seu negócio apresentava face a obrigações de longo prazo com taxas de rentabilidade médias de cerca de 1,5%.

Com o aumento das taxas de juro, estas obrigações foram perdendo valor relativo face à média dos ativos disponíveis a preços de mercado, cuja taxa de juro implícita vem gradualmente subindo para perto de 5%.

Receando um corte severo no seu rating institucional, o Silicon Valley Bank precipitou a venda abaixo do par de obrigações com valor nominal de 80 mil milhões de Doláres, registando uma perda de 2 mil milhões de Doláres nessa operação.

Tal perda foi percecionada como potencialmente crítica para a estabilidade do banco, provocando uma queda de 60% do valores das ações da empresa e levando os seus clientes solicitarem em massa o levantamento dos depósitos.

Sem solvabilidade para acorrer a todas as solicitações, o Silicon Valley Bank faliu em 10 de março de 2023.

Sem prejuízo, dois dias mais tarde, a Reserva Federal Norte-Americana garantiu proteção total sobre os ativos dos depositários, tendo para tal criado um novo banco em regime transitório que honrará os compromissos pendentes.

A capilaridade do sistema financeiro internacional implica contudo que dificilmente se poderá conter situações como a do Silicon Valley Bank, suspeitando-se do potencial risco de contágio a outras instituições.

Nestes tempos desafiantes, importa assegurar o apoio de parceiros credíveis e experientes, que proporcionem soluções audazes para as necessidades da sua empresa.

Os consultores da Shift-Up têm vasta experiência neste domínio e poderão guiá-lo em processos de financiamento, inclusivamente na adequação dos investimentos planeados aos requisitos de diversos Sistemas de Incentivos.

Não perca mais tempo e consulte as suas oportunidades de financiamento junto de um dos nossos consultores!

E-mail: geral@shift-up.pt

Tel: 22 208 35 09

Voltar ao topo

Voltar ao topo