Plano de Formação em 5 passos

Plano de Formação em 5 passos
7
Jul

Como implementar um plano de formação na sua empresa em 5 passos

 

1. Levantamento de Necessidades Formativas

Realize um levantamento interno de necessidades formativas que contemple a opinião dos colaboradores, das chefias e da direção da empresa, deste modo o Plano de Formação a definir estará articulado com a estratégia da empresa e a evolução dos colaboradores.

2. Definição do Plano de Formação (objetivos e planeamento)

Ao criar o Plano, para cada ação de formação, considere os objetivos a alcançar, as competências a desenvolver e os destinatários a envolver, assim estará a diminuir a subjetividade do processo e a definir claramente os resultados que se pretende alcançar.

Efetue um planeamento realista, prevendo a disponibilidade dos colaboradores para a formação (previsão de picos de trabalho e garantia do funcionamento da empresa).

Contemple uma rúbrica de orçamento, onde preveja custos com o desenvolvimento da formação (consulta ao mercado, identificação de fornecedores/formadores), com eventuais deslocações e encargos de funcionamento.

3. Organização de grupos de formação e níveis de conhecimento

Após aprovação do Plano de Formação, selecione fornecedores/ formadores e agende as ações de formação (consideração de prioridades, aspetos logísticos e disponibilidades).

Identifique minuciosamente os colaboradores que irão frequentar cada uma das ações de formação, organizando-os de acordo com as necessidades individuais identificadas, com níveis de conhecimento prévios e funções desempenhadas (ou a desempenhar no futuro).

4. Execução e acompanhamento

Comunique com antecedência o desenvolvimento de cada formação, partilhe objetivos, identifique mais-valias e motive os intervenientes para o projeto.

Preocupe-se com o detalhe da formação, compreendendo as dinâmicas que serão desenvolvidas e metodologias a implementar em cada uma das ações.

Acompanhe a pontualidade e assiduidade dos colaboradores e obtenha feedback junto dos vários intervenientes. Atue na implementação de melhorias.

5. Avaliação, resultados e alteração de práticas profissionais

Avalie a formação de acordo com os vários níveis existentes, identificando, da forma mais objetiva possível, os resultados alcançados. Recolha feedback sobre o impacto da formação nas práticas profissionais dos colaboradores e comunique os resultados na empresa.

A Shift-Up Academy poderá apoia-lo na elaboração e implementação do seu Plano de Formação.
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