Colaborador VS Funcionário – Conceito VS Preconceito
2022/03/29 in Incentivos
Assistimos hoje em dia a uma mudança cada vez mais profunda naqueles que, dia após dia, entrada após saída, sustentam as funções que visam atingir os objetivos desenhados pela estratégia da organização. Mas, mais importante que o nome atribuído a estas pessoas, urge perceber se estarão elas a agir e a ser reconhecidas como indivíduos colaborativos ou, pelo contrário, manterão o preconceito antiquado de empregados cingidos à sua ocupação.
Se recuarmos no tempo até ao início do século XX, constatamos que Frederick Taylor correlacionava diretamente a produtividade ao desenvolvimento das pessoas. Porém, acreditava-se que este desenvolvimento era fruto de instruções sistemáticas e treinos contínuos, baseados em modelos de processos planeados, controlo constante e procedimentos criteriosamente delineados e rigorosamente cumpridos.
A análise realizada à atual sociedade permite-nos defender que a produtividade das pessoas não pode ser conseguida através desta visão obsoleta. E o maior motivo para a defesa de uma nova perspetiva prende-se com o facto de cada um de nós ser, efetivamente, Capital Humano. Todos somos a nossa própria marca. Podemos e devemos ser vistos como tal desde que nos esforcemos para que essa imagem de valor seja constantemente incrementada.
Quem são, afinal, os funcionários? Somos quase todos. Segundo a definição “funcionário é toda a pessoa física que presta serviços de caráter contínuo a um empregador, sob a sua subordinação e mediante um salário”. Quem são, então, os colaboradores? São todos os funcionários que vão além da sua função, sendo motivados e liderados numa perspetiva colaborativa com a organização. Assim, importa referir que o desenvolvimento e manutenção de colaboradores sob esta perspetiva é da responsabilidade do indivíduo e, ao mesmo tempo, da organização, porque a cooperação deve ser mútua.
Vemos muitas vezes organizações usarem como ilustração da sua estrutura uma máquina, onde cada peça tem a sua função específica para o fim geral do seu funcionamento. Mas terá esta máquina funcionários ou colaboradores?
- Cada peça sabe porque assume aquela função e a sua importância para o processo?
- Cada peça exerce a sua função analisando as peças anteriores e subsequentes, numa tentativa de melhorar um processo que tem (ou deveria ter) um fim comum?
- Estas peças são lideradas no sentido de participar ativamente nas decisões estratégicas da máquina, conforme os seus conhecimentos e experiência prévia?
O funcionário é aquele que, tendo sido contratado para desempenhar um determinado papel na organização, estando descriminado no seu contrato as suas funções e horários, não faz nada para além do estipulado. São pessoas que executam as suas tarefas com o único objetivo de serem remuneradas. Caracterizam-se por serem desmotivadas qualquer que seja a função a desempenhar e nunca estão disponíveis para mais do que as tarefas que consideram ser “o seu trabalho”. O funcionário não demonstra preocupação com os outros ou com a organização. Apresenta-se constantemente insatisfeito querendo sempre receber mais do que aquilo que está disposto a dar. O funcionário vê a organização como uma obrigação social.
O colaborador doa de si em prol da organização. O colaborador é aquele que apoia. O colaborador quer mais do que atingir os seus objetivos, faz mais do que cumprir as suas obrigações. O colaborador conhece e compreende a visão, missão e objetivos da organização, tão bem quanto conhece a sua função. O colaborador sente-se parte integrante do processo, importante no negócio e quer contribuir para a melhoria constante. O colaborador tem como missão a conquista da meta da empresa e não apenas o cumprimento das suas tarefas. O colaborador não tem dono, tem parceiros.
Quer ser um colaborador?
- Invista em si, no seu desenvolvimento pessoal e profissional, nos seus conhecimentos. Crie Capital Humano. Acredite que tem e é um talento. Crie e invista na sua marca.
- Tenha um plano de vida e metas estabelecidas pelas quais se possa guiar. Não deixe o trabalho passar por si, procure-o e foque-se nele definindo objetivos pessoais e coletivos.
- Proponha melhorias, dê dicas, partilhe a sua opinião, seja proactivo. Deixe o receio de não ser ouvido de lado e diga. Sem o fazer os outros nunca saberão quão útil pode ser a sua contribuição.
- Avalie e critique-se a si próprio, não se acomode se pode melhorar. Fuja da sua zona de conforto. Lembre-se: para alcançar o que nunca alcançou tem de fazer o que nunca fez.
- Defenda os seus interesses de modo a compatibilizar os seus valores individuais com os valores corporativos. Seja confiável, procure resultados de forma honesta, justa, lícita e transparente.
- Viva a sua organização e não usufrua apenas dela.
Quer que os seus funcionários sejam colaboradores?
- Defina corretamente a visão, missão e valores da empresa e comunique-os internamente de forma clara e assertiva. Utilize uma comunicação transparente.
- Encare as pessoas da sua organização como capital, tenha uma visão estratégica dos recursos humanos porque, acredite, não vive sem eles.
- Forme e desenvolva as pessoas da sua organização. Estamos num mundo em mudança e o desenvolvimento daqueles que sustentam as estruturas organizativas é o primeiro passo para mudar com sucesso.
- Conheça todos os elementos da sua organização: quem são, qual o seu trajeto, o que já fizeram e com o que ainda podem contribuir. Construam metas e desenhem estratégias em conjunto. Não mostre interesse, interesse-se de verdade.
- Procure a opinião de todos os seus funcionários. Não descarte nenhuma peça. Pense que o contributo de cada um, por menor que seja para si, pode fazer a diferença na organização.
- Valorize cada indivíduo, confie e deixe-o tomar decisões, dê-lhe mérito pelo seu trabalho, acompanhe e elogie os seus resultados. Crie uma cultura de comprometimento que o faça sentir-se parte integrante da organização.
Aceite o desafio de ser colaborador e promova colaboradores na sua organização. Acredite nesta sinergia de marcas, só tem a ganhar!
Fabiana Fão - Coordenadora Shift-Up Skills
(Formação | RH | Incentivos à Contratação)