ENEI 2030 - A Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente do novo quadro comunitário
2022/07/12 in Incentivos
A abertura do novo quadro comunitário, Portugal 2030 aproxima-se e, com este um novo leque de oportunidades de investimento para as empresas nacionais. A estratégia delineada para o novo quadro visa a recuperação e convergência de Portugal com a Europa para a próxima década, assentando em quatro agendas temáticas centrais:
- As pessoas primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade;
- Digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento;
- Transição climática e sustentabilidade dos recursos;
- Um país competitivo externamente e coeso internamente.
Complementarmente a estas agendas temáticas gerais, à semelhança do Portugal 2020, também o Portugal 2030 assentará em linhas estratégicas de desenvolvimento do território nacional, tendo em consideração os diferentes níveis de especialização em termos de recursos, condições empresariais e dinâmicas da procura. Neste âmbito, a ANI (Agência Nacional de Inovação) publicou já os domínios prioritários no âmbito da Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente do Portugal 2030, designadamente:
- Transição Digital;
- Materiais, Sistemas e Tecnologias de Produção;
- Transição Verde;
- Sociedade, criatividade e Património;
- Saúde, Biotecnologia e Alimentação;
- Grandes Ativos Naturais: Floresta, Mar e Espaço.
Esta redefinição dos domínios/prioridades estratégicas representa uma evolução face ao passado, procurando aproximar a estratégia nacional, à Agenda Europeia e às Agendas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia e colmatar os problemas identificadas na ENEI 2020, como o excessivo número de prioridades e o desalinhamento face à Estratégia Europeia.
A construção desta visão para Portugal envolveu a auscultação de mais de 2000 participantes, incluindo empresas, universidades, centros de investigação, laboratórios colaborativos, centros de interface, clusters, associações empresariais, a administração pública central e regional e ONG; perspetivando-se assim, que esta definição de prioridades acelere a transição do paradigma económico em linha com os grandes desafios europeus.
Na Shift Up poderá contar com consultores especializados e experientes nos quadros comunitários anteriores, que o poderão ajudar nestas candidaturas. Comece já a preparar o seu projeto e seja uma das primeiras empresas a beneficiar do Portugal 2030!
E-mail: geral@shift-up.pt
Tel: 22 208 35 09