Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal e Programa de Venture Capital
2023/01/24 in Incentivos

O Banco Português de Fomento (BPF) lançou dois novos Programas de Investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estes contam com uma dotação global de 400 milhões de euros e a fase de candidaturas, para ambos os programas, teve início no dia 18 de janeiro do presente ano.
Estes instrumentos financeiros dividem-se em dois programas: Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal e Programa de Venture Capital. Estes são direcionados para investimento em empresas, prioritariamente nas fases de arranque e pretendem colmatar a falha de mercado, no que diz respeito ao acesso a instrumentos financeiros e de capital por parte das empresas, especialmente as que apresentam potencial de crescimento e de inovação, orientado para:
- Exportação ou redução da dependência externa;
- Progressão nas cadeias de valor e incremento do potencial produtivo;
- Transição verde;
- Transformação digital.
- Programa de Coinvestimento Deal-By-Deal
Dotação: 200 milhões de euros;
Investimento do FdCR pode ser feito através de:
• Instrumentos de capital;
• Instrumentos de quase-capital.
Montante de investimento do FdCR não pode exceder 10 milhões de euros por empresa (exceto em certas situações especiais que pode chegar a 50 milhões de euros);
Beneficiários: Empresas não financeiras, prioritariamente em fases de arranque;
Localização: empresas registadas em Portugal, podendo ser subsidiárias de empresas estrangeiras. No entanto, em função de posteriores operações de aquisição, fusão, mecanismos de roll-up de participações, ou outras, o FdCR poderá passar a ser investidor em empresas sediadas noutras geografias.
- Programa de Venture Capital
Dotação: 200 milhões de euros;
Investimento do FdCR pode ser feito através de:
• Fundo de capital de risco a constituir;
• Fundo de capital de risco já existente, mas que não tenha feito qualquer investimento;
• Subfundo de um fundo de capital de risco, desde que não tenha feito qualquer investimento.
Montante mínimo de investimento do FdCR, por cada fundo de capital de risco: 10 milhões de euros, não podendo exceder os 35 milhões de euros e uma comparticipação máxima, pelo FdCR, de 70% da dotação total de cada fundo de capital de risco. Fundo de capital de risco tem dimensão mínima de 20 milhões de euros.
Financiamento por empresa: limitado a um mínimo de 250 mil euros e um máximo de 5 milhões de euros e 20% do capital subscrito do fundo de capital de risco (podendo ser potenciado por possíveis operações de coinvestimento com outros investidores).
Beneficiários: PME e Mid Caps, prioritariamente em fases de arranque;
Localização: Ao nível dos fundos de capital de risco: fundos geridos por determinadas entidades, regulados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ou outra entidade de supervisão europeia equivalente, com atividade relevante em Portugal; Ao nível das empresas: cada fundo deverá investir em empresas estabelecidas em Portugal ou no estrangeiro, mas com atividades em empresas subsidiárias estabelecidas em Portugal num montante pelo menos igual à dotação investida pelo FdCR no fundo.
Para conhecer melhor estas e outras oportunidades de financiamento, consulte-nos e retire todas as suas dúvidas com um dos nossos consultores!
E-mail: geral@shift-up.pt
Tel: 22 208 35 09