Programa Internacionalizar 2030
2022/10/11 in Incentivos
O desenvolvimento convergente e integrado da União Europeia (UE) é um dos objetivos basilares da sua fundação.
São constantes as políticas de apoio e promoção dos setores produtivos europeus, em particular internacionalizáveis, como é o caso do Programa Internacionalizar 2030.
Este programa, definido e aprovado no término do ano transato, define as prioridades nacionais no âmbito da economia nacional, captação de IDE (investimento direto estrangeiro) e do fortalecimento do investimento direto português no estrangeiro (IDPE).
Em termos estruturais é possível identificar os seguintes eixos de intervenção:
1) Business e Market Intelligence, na base de antecipar tendências e oportunidades através da recolha, análise, partilha e monitorização de informação de apoio ao desenvolvimento de estratégias de internacionalização e de atração de investimento;
2) Formação e Qualificação dos Recursos Humanos, orientados para a atividade internacional e mercados externos;
3) Novos instrumentos de apoio às empresas;
4) Medidas que visam a identificação, abertura e diversificação de mercados-alvo e que promovam o incremento da imagem de Portugal no estrangeiro;
5) Desenvolvimento da Marca Portugal, através da implementação de medidas que beneficiem o positivo reconhecimento da imagem nacional no estrangeiro;
6) Apoiar a conclusão de novos acordos de comércio livre pela União Europeia, e acompanhamento dos já estabelecidos.
O Programa Internacionalizar 2030 encontra-se igualmente alinhado com a proposta de desenvolvimento e prioridade reforçada pela União aquando da definição do novo Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027), contextualizado no caso nacional como Portugal 2030, e do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência Português).
Significa que as prioridades da UE se mantêm alinhadas no sentido de promover o comércio internacional dos (e entre os) estados-membros. Significa também que é espectável que os próximos apoios financeiros sejam direcionados para promoção dos objetivos supramencionados.
No âmbito do PRR, reforça-se que se encontra em curso uma fase de candidaturas para PMEs, no âmbito da Internacionalização via E-Commerce.
Este concurso oferece uma taxa de apoio sobre as despesas elegíveis de 50% a fundo perdido, com foco principal na criação de lojas online e adesão a marketplaces, bem como investimento ao nível da gestão destas mesmas plataformas e criação de conteúdos/comunicação.
Informação adicional disponível em: https://www.shift-up.pt/empresas-4-0-internacionalizacao-via-e-commerce/
Não perca mais tempo e consulte as suas oportunidades de financiamento, junto de um dos nossos consultores!
E-mail: geral@shift-up.pt
Tel: 22 208 35 09