Vales para Incubadoras e Aceleradoras
2023/01/31 in Incentivos
A crise pandémica da doença COVID-19 traduziu-se numa vincada retração económica a nível mundial. Esta foi provocada, em parte, pelas medidas restritivas impostas por cada Estado, em prol da salvaguarda da saúde pública. Em contrapartida, a forma assíncrona como a doença atingiu os diferentes países causou igualmente disrupções graves nas principais cadeias de abastecimento mundiais
A União Europeia como resposta a esta contração económica, potencializou um programa de investimento público, designado Next Generation EU, por sua vez realizado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o qual compreende cerca de 13,9 mil milhões de euros de investimento a fundo perdido para Portugal, bem como 2,3 mil milhões de euros em empréstimos.
A implementação da medida “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, contempla uma dotação total de 20 milhões de euros, e procura criar condições para que as incubadoras/aceleradoras possam investir no seu desenvolvimento, nomeadamente tecnológico, terem à sua disposição mais recursos e estarem mais atualizadas no seu conhecimento e nas suas capacidades, nomeadamente no apoio a startups com modelos de negócio assentes no digital.
São sujeitos a este tipo de apoio os projetos já existentes ou a criar, com o intuito de desenvolver serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação, imprescindíveis ao arranque e aceleração de startups, tais como:
- Apoiar Programas de Ignição ou de Aceleração;
- Apoiar a Capacitação;
- Apoiar o Reforço de RH.
Dotação: 20 milhões de euros
Taxa de Financiamento: através da realização de despesas elegíveis de igual montante, correspondendo a uma taxa de financiamento de 100%.
Montante de investimento: estabelecem-se como limiares mínimo e máximo, os valores de 30.000 € e 150.000 €, para efeitos de montante de financiamento a conceder.
Beneficiários: Estruturas organizacionais, de qualquer natureza jurídica com presença física e que tipicamente correspondem à designação de “Incubadoras, Aceleradoras ou Estruturas de apoio a startup”.
Localização: Todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Prazo: realizada através de formulário eletrónico, disponível a partir de 13 de fevereiro de 2023.
2023 será um ano de desafios que se reveste de extrema exigência em detrimento da conjuntura económica, configurando todos estes apoios um boost para elevar o potencial de qualquer projeto.
Será portanto essencial usufruir de todos os mecanismos de investimento ao dispor.
Não perca mais tempo e consulte as suas oportunidades de financiamento, junto de um dos nossos consultores!
E-mail: geral@shift-up.pt
Tel: 22 208 35 09