Internacionalização

O objetivo deste concurso é promover a internacionalização das PME permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora e reconhecimento internacional, através da implementação de ações de promoção e marketing, da sua presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados.

Entidades Beneficiárias:

  • Exclusivo para PME’s.

Financiamento:

  • 40% a fundo perdido.

Investimento mínimo:

  • 200.000€.

Incentivo máximo:

  • 315.000€.

PME’s elegíveis devem apresentar Volume de Exportações, em 2023:

  • superior a 200.000€.

Pontos de valorização do projeto:

  • Criação líquida de postos de trabalho qualificados;
  • Entrada em novos mercados;
  • Aumento da taxa de exportação no pós-projeto;
  • Investimentos em e-commerce (loja online, marketplaces ou campanhas online) e ESG;
  • Histórico no Portugal 2020 e capacidade de gestão.

Autonomia Financeira:

  • superior a 15%.

Fases de submissão (podem encerrar mais cedo com antecedência de 3 dias úteis):

  • Fase 1: até 30/09;
  • Fase 2: até 30/12.

Despesas elegíveis (apenas investimentos incorridos após a submissão de candidatura):

  • Custos salariais com a contratação de 2 recursos humanos qualificados com competências específicas nas atividades de inovação da candidatura;
  • Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
  • Custos de consultoria especializada associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas, custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
  • Custos TOC/ROC associados à certificação dos pedidos de pagamento: até 5.000€;
  • Outros custos de serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos;
  • Ações de prospeção e captação de novos clientes e missões inversas;
  • Ações de promoção realizadas em mercados externos;
  • Aquisição de serviços a terceiros, no âmbito das ferramentas web (canais digitais) e, que envolvam:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.

 

Aproveite esta oportunidade e esclareça todas as suas dúvidas com um dos nossos consultores! Aceda ao Boletim informativo.

Voltar ao topo

Voltar ao topo